Musicas Angolanas Antigas Para Relaxar Parte2
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Mário Maroquim260estudando os grupos gr, pr, e tr chama atenção para ofato deles perderem a pospositiva. Isso, nas cantigas de números1 e 15, se verifica nas palavras nêgo (negro) e meste (mestre).
interj. Corrutela de aqui d'el-Rei. Éuma oração elÃptica, onde falta o verbo acudam,que formaria acudam aqui d'el-Rei. Era a maneira depedir socorro antigamente, por se entender el-Rei o únicocapaz de socorrer e dar proteção armada a alguém.Diz Moraes308que também se chamavam aqui do Duque, aqui do Conde seos mesmos eram vassalos d'el-Rei, mas que isso foi proibido pelasOrdenações por ser privilégio exclusivo do rei.Na Bahia, nunca ouvi se fazer uso da palavra, em entoaçãointerjectiva, para se pedir socorro. Sua aparição ésomente em cantigas de capoeira ou então na conversa depessoas idosas, quando se referem à expressão gritaraquiderreis em lugar de socorro. No Brasil, João Ribeirocuidou ligeramente do seu comportamento fonético.309Também estudaram a interjeição Meyer-Lübke310e Cortesão.311
Nome próprio designativo de um estado dafederação brasileira. Vem do tupi paranáde pará, mar e na, semelhante, logo semelhanteao mar.682Aparece nas cantigas números 80 e 83.
Dentro do aspeto histórico, o acontecimento de maior relevância na vidafuncional do capoeirista foi a guerra do Paraguai que vem mencionadanas cantigas números 60 e 103. A guerra se deu na épocaem que os capoeiristas estavam em pleno auge de suas atividades, emverdadeiro conflito com a força pública e a sociedade.Com referência à participação doscapoeiristas na referida guerra e as bravatas que lá fizeram,há um sem-número de notÃcias, mas que dormem osono da lenda, em virtude de não se conhecer documentaçãoconcreta sobre o informe. Manuel Querino,868por exemplo, conta coisas do arco-da-velha, mas a fonte de informaçãoque é bom, não dá, portanto, como separar aimaginação da realidade, não sabemos. Tenteilocalizar a fonte através de alguns historiadores amigos, emSalvador, que estudam a guerra do Paraguai e infelizmente todosdisseram desconhecê-la.
Além de Besouro, houve também Paulo Barroquinho, louvado nacantiga número 123. Dois de Ouro foi outro capoeiristafamoso, sôbre o qual recolhi as cantigas números 124 e125. Muito conhecido dos capoeiristas atuais foi Pedro Mineiro,enaltecido nas cantigas números 126,127 e 128. Tambémdeixaram fama, na Bahia, Chico da Barra, Ajé, Chico Cazumbá,Ricardo das Docas, Antônio Maré, Zé Bom Pé,Vitorino Braço Torto, Raimundo Cachoeira, Zacaria Grande,Nôzinho, Bilusca, Piroca Peixoto, Zé do Saco, Samuel daCalçada, Sete Mortes, Aberrê, Patu das pedeiras, HilárioChapeleiro, Cassiano Balão, Bigode de Sêda, Doze Homens,Tiburcinho de Jaguaripe, Zeca Cidade de Palha, Nô da Empresa deCarruagem, PacÃfico do Rio Vermelho, Bichiguinha, Chico Me Dá,Edgar Chicharro, Inimigo Sem Tripa, Goite, Neco Canário Pardo,Bôca de Porco, Dendê, Gazolina, Espinho, Dadá eSiri de Mangue. Pedro Porreta ficou com sÃmbolo dadesordem, da valentia. Quando garôto, ouvi muito as pessoasidosas falarem dêsse capoeira e quando a criança eratraquina e gostava de bater nas demais, ao repreendê-la,parguntava se era Pedro Porreta. De Chico Três Pedaçoscontou-me o capoeira Canjiquinha (Washington Bruno da Silva) que eraum negrão inimigo de outro capoeirista chamado Matatu.De certa feita, armou uma emboscada para seu inimigo. Escondeu-se naesquina da rua do Engenho Velho, bem na entrada para quem vai para osolar Boa Vista, hoje asilo São João de Deux e quandoMatatu se aproximo distraÃdo, deu-lhe uma facada no peito, masa faca entrou pela clavÃcula adentro, partindo-se em trêspedaços. Escapou a morte, ficando conhecido por Chico TrêsPedaços.
Para dançar, para cantar, relaxar, estudar ou embalar um filme. A música, em todos os seus estilos, faz parte da nossa vida, é uma extensão da voz humana, pode mudar nosso humor e nos transmitir diversos sentimentos. 59ce067264
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